sábado, 19 de março de 2016

Dia do Pai - 19 de Março


Dia do Pai -  19 de Março - Trabalho e pesquisa de Carlos Leite Ribeiro

Origem do Dia dos Pais: Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães. Pelo menos é o que mostra a tradição norte-americana. Em ambas as datas, a ideia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.

Em 1909 Sonora Louise Dodd, filha do veterano da Guerra Civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão de sua mãe, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais.

Sonora, de Washington, queria um dia especial em homenagem ao pai, que viu sua mulher dando a luz ao sexto filho, tendo que criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém; foi destemido e amável.

Então, já que John Bruce Dodd, pai de sonora, nascera no mês de Junho, ela escolheu celebrar o primeiro Dia dos Pais em Spokane, Washington, no dia 19 de Junho de 1910.

Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a ideia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro Domingo de Junho como o Dia dos Pais.
PELO MUNDO:
Pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição. Na Itália e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de Março. Mesmo com a ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante. Saiba mais:

- Reino Unido - No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de Junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como em Portugal. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.
- Argentina - A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de Junho com reuniões em família e presentes.
- Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de Junho.


- Portugal - A data é comemorada no dia 19 de Março, mesmo dia que São José. Surgiu porque é comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração.
- Canadá - O Dia dos Pais canadense é comemorado no dia 17 de Junho. Não há muitas reuniões familiares, costuma ser uma data mais comercial.
- Alemanha - Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia na mesma data que Jesus Cristo ressuscitou. Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.
- Paraguai - A data é comemorada no segundo domingo de Junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.
- Peru - O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de Junho. Não é uma data muito especial para eles.
- Austrália -  A data é comemorada no segundo domingo de Setembro. E a comemoração é igual ao do Brasil, com direito a muita publicidade.
- África do Sul - A comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional.
- Rússia - Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de Fevereiro, a chamada data "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva). 

Ser pai não é para qualquer um... não mesmo! Fortes, protectores, ou mesmo atrapalhados, eles inspiraram inúmeros criadores a explorar suas histórias. Aventuras, comédias ou dramas. 

A verdade é que todo dia é dia dos Pais! E o maior presente que você pode dar a ele, todos os dias, é dizer sempre o quanto você o ama. Afinal de contas, se: "mãe é mãe", "pai é pai", não é? 

Dia do Pai: diferentes culturas, dias distintos: Em países profundamente católicos como é o caso de Portugal e da Itália, a imagem do Pai está associada à figura do Pai de Jesus, São José, Patrono da Igreja Católica, de todos os pais e dos trabalhadores. Nestes países, a 19 de Março, dia consagrado pela Igreja ao Guardião Espiritual da Igreja e da Família desde 1870, celebra-se o Dia do Pai, muito embora as festas em honra de São José tenham tido origem na Sicília na Idade Média

Nos países anglo-saxónicos, maior destaque é dado a um outro Santo, Saint Patrick. Sendo o dia a ele consagrado apenas dois dias antes do dia de São José, a natural associação entre José e a figura do Pai predominante no Sul da Europa nunca poderia ter a mesma expressão em países como a Irlanda, a Inglaterra e os EUA.

Nos EUA, o 3.º domingo de Junho foi proclamado oficialmente Dia do Pai pelo Presidente Lyndon Johnson em 1966, embora não-oficialmente esta data fosse celebrada desde 1909, altura em que a Sra. Sonora Dodd resolveu homenagear o seu pai, na tentativa de minimizar a discriminação existente entre Pai e Mãe neste tipo de celebração anual.

Outros países seguiram o modelo americano de celebração do Dia do Pai, dissociando-o da figura de São José: no Brasil, a data foi importada pelo publicitário Sylvio Bhering em 1953, sendo actualmente celebrada no segundo domingo de Agosto; em França, todos os pais são homenageados, desde 1968, no segundo domingo de Junho e, na Suécia, em Novembro.                                
São José - 19 de Março 
Basta traçar um paralelo entre a vida cheia de sacrifícios de São José, que trabalhou a vida toda para ver o Cristo dar a vida pela humanidade, e a luta dos trabalhadores do mundo todo, pleiteando respeito a seus direitos mínimos, para entender os motivos que levaram o Papa Pio XII a instituir a festa de "São José Trabalhador", em 1955, na mesma data em que se comemora o dia do trabalho.

Afinal de contas, naquele fatídico primeiro de Maio, em Chicago, operários de uma fábrica se revoltaram com a situação desumana a que eram submetidos e com o desrespeito a qualquer direito natural de uma pessoa que os patrões demonstravam. Eram trezentos e quarenta em greve e a polícia, sempre a serviço dos patrões, massacrou-os sem piedade. Mais de cinquenta ficaram gravemente feridos e seis deles foram assassinados no confronto desigual. Em homenagem a eles é que se consagrou este dia.

São José é o modelo ideal do operário. Sustentou sua família durante toda a vida com o trabalho artesanal, cumpriu sempre seus deveres para com a comunidade, ensinou ao filho a profissão de carpinteiro e, desta maneira suada e laboriosa, permitiu que as profecias se cumprissem e seu povo fosse salvo, assim como toda a humanidade.

Proclamando São José como protector dos trabalhadores, a Igreja demonstra estar ao lado deles, dando-lhes como patrono o mais exemplar dos homens, aquele que aceitou ser o pai adoptivo do Deus feito homem, mesmo pressentindo o que poderia acontecer à sua família.

Em vida José lutou pelos direitos da vida humana e agora, coloca-se ombro a ombro na luta pelos direitos humanos dos trabalhadores do mundo, por meio dos membros da Igreja que aumentam as fileiras dos que defendem os operários e seu direito a uma vida digna.

Trabalho e pesquisa de Carlos Leite Ribeiro - Marinha Grande - Portugal
Livro de Visitas do Portal CEN - "Cá Estamos Nós"
(se gostou deste trabalho, por favor, assine o nosso Livro ou deixe seu comentário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CEN - CÁ ESTAMOS NÓS
Atos e Fatos. Não só palavras.